Educação

SEI celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em parceria com o Planetário da Gávea

Share
SEI celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em parceria com o Planetário da Gávea
Divulgação
Share

Seis Secretarias Municipais deram apoio ao evento e cerca de 1500 pessoas participaram do dia dedicado às pessoas autistas, às mães atípicas e suas famílias.

O Planetário da Gávea recebeu ontem, das 14h às 18h, cerca de 1500 pessoas, que celebraram o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’. O evento foi promovido pela Secretaria Especial de Inclusão (SEI) e pela Fundação Planetário da Gávea, com o apoio e a participação de profissionais de seis Secretarias da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Em um ambiente de solidariedade e atmosfera de congraçamento entre os servidores e os familiares de pessoas autistas, as secretarias envolvidas com o atendimento, oferta de serviços e informações sobre o autismo se empenharam para realizar várias atividades de esclarecimento e apoio aos autistas e às suas famílias.

A programação foi totalmente dedicada à troca de experiências e ao trabalho de inclusão, sendo que o público presente teve acesso a palestras, atividades interativas e a um espaço pensado para famílias atípicas. O evento teve como principal propósito conscientizar a população carioca sobre o que é o autismo e como melhor se informar sobre a questão, para a partir do conhecimento compreender melhor as pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista — TEA.

“O evento promovido pela SEI, em parceria com o Planetário e várias Secretarias que nos deram um importante apoio, tem a finalidade fundamental de conscientizar a sociedade sobre o autismo e como poderemos em conjunto com o poder público cooperar para que as famílias de pessoas autistas recebam apoio, cooperação e assim melhorar a qualidade de vida” — afirma João Mendes de Jesus, secretário especial de Inclusão.

Secretarias — Seis secretarias municipais participaram do ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ e cooperaram efetivamente para que os trabalhos de conscientização e atendimento ao público fossem garantidos e realizados conforme a programação estabelecida pelos organizadores.

As Secretarias de Educação, Assistência Social, Cultura, Saúde, Trabalho e Renda, bem como a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher realizaram atendimento e repassaram informações ao público, por intermédio de atividades e serviços, que propiciam um melhor entendimento para quem cuida de pessoas autistas, como também para aqueles que ignoram o tema por falta de informação e conhecimento.

O secretário da SEI, João Mendes de Jesus, afirmou que o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ tem por propósito celebrar a data e, principalmente, conscientizar e dar visibilidade às questões e demandas no que é relativo ao autismo, às mães atípicas e às pessoas autistas, bem como combater o ‘capacitismo”, que para o secretário se trata de preconceito com outro nome.

João Mendes acrescentou ainda que a ação no Planetário visou sensibilizar o poder público quanto às dificuldades enfrentadas pelos autistas, seus pais e familiares, a começar pela inclusão social em todos os segmentos e setores da sociedade, em uma luta constante para garantir direitos, porque, segundo o secretário, inclusão é direito.

Por sua vez, o presidente da Fundação Planetário, Renato Pellizzani, afirmou que o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ é um dia histórico para o Planetário do Rio, que, segundo ele, as pessoas presentes ao evento estão vivendo um momento único de inclusão, além de reunir a Secretaria Especial de Inclusão (SEI), junto com as Secretarias de Cultura, Mulher, Saúde, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, a fim de promover um dia especial.

“Temos uma grande conquista para celebrar: a reinauguração da nossa Sala de Regulação, a primeira em um museu no Rio de Janeiro. Trata-se de um espaço pensado para garantir mais conforto e acessibilidade para pessoas autistas e neurodivergentes, reforçando nosso compromisso com a inclusão. O Planetário é um lugar de conhecimento, mas também de acolhimento. Seguimos juntos na construção de uma cidade mais acessível para todos” — afirma Renato Pellizzani.

Já o secretário de Trabalho e Renda, Manoel Vieira, afirmou que a sociedade vem tomando consciência do autismo há muito tempo. Em 2012, conforme o secretário, foi uma alegria ver a criação da Lei 12.764, conhecida como a Lei Berenice Piana, que garante direitos a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Vieira disse ainda que a Secretaria de Trabalho e Renda compreende que a empregabilidade é um ponto fundamental para a cidadania e a inclusão das pessoas autistas e que, por sua vez, é necessário que a pessoa com TEA receba desde cedo uma educação direcionada e adaptada às suas necessidades.

Políticas de inclusão — A vereadora Tânia Bastos, que há anos trabalha com as questões de pessoas autistas, considera de suma importância existir uma Secretaria Especial de Inclusão voltada ao Transtorno do Espectro Autista. A parlamentar enfatizou que o Brasil e o Rio de Janeiro precisam garantir que políticas públicas eficazes sejam implementadas para promover a verdadeira inclusão.

“Vejo de perto o compromisso do secretário João Mendes de Jesus, que tem se dedicado incansavelmente para transformar a inclusão em uma realidade concreta para todas as famílias azuis. Sua atuação tem feito a diferença na vida de muitas pessoas, assegurando que direitos sejam respeitados e que o acolhimento seja uma prioridade. Além disso, hoje, neste dia tão especial, temos mais um grande avanço: a reinauguração da Sala de Regulação aqui no Planetário. Esse espaço será fundamental para ampliar o atendimento e garantir um suporte ainda mais eficiente para a nossa comunidade” — conclui Tânia Bastos.

O ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’ celebrado no Planetário teve o propósito de fazer com que o poder público e a sociedade civil se unam para terem mais conhecimento sobre as realidades das pessoas autistas, de suas famílias, em especial as mães atípicas, que enfrentam em suas duras rotinas inúmeros problemas, que precisam ser resolvidos, sempre com o objetivo de apoiá-las para que possam ter acesso a uma vida de melhor qualidade.

Abaixo, os serviços oferecidos ao público no Planetário:

Secretaria de Assistência Social: Divulgação e orientação sobre o acesso a serviços, programas e benefícios da Política de Assistência Social, além de oferecer informações sobre documentação civil e oficinas para crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

Secretaria de Trabalho e Renda: Divulgação de vagas de emprego e cursos de capacitação profissional no programa “Trabalha Rio”;

Secretaria de Educação: oficina de contação de histórias com música;

Secretaria de Saúde: Orientações sobre Saúde Bucal e Promoção da Saúde. Vacinação para atualização da caderneta de vacinas;

Secretaria de Cultura: Ativação “Pegue e Leve Livros”, para incentivar a leitura e o acesso ao conhecimento; e

Secretaria da Mulher: Serviços como design de sobrancelha e divulgação dos equipamentos e serviços disponíveis para o público feminino.

Planetário e Oceano Azul — A Fundação Planetário ofereceu, no decorrer do evento, uma Sessão de Cúpula, além de visitação ao Museu do Universo. Por sua vez, foi reinaugurada e reformulada a Sala de Regulação, a fim de promover um ambiente de alívio à sobrecarga sensorial, bem como estimular a autorregulação dos autistas. Também foi lançada durante o evento a Sessão Azul, com recursos de acessibilidade.

O Instituto Oceano Azul cooperou com o evento acontecido no Planetário por meio de informações sobre atendimento em Psicologia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicopedagogia, além de Fisioterapia Psicomotricidade e Musicoterapia.

Cafaa e Cosplay — Já as psicólogas e advogadas do Centro de Apoio a Famílias Atípicas (Cafaa) ofereceram atendimento às famílias atípicas. Por fim, as crianças autistas tiveram acesso a maquiagens decorativas e brincadeiras com a equipe da Ação Cosplay, que aproveitou a ocasião para apresentar seus personagens durante as atividades recreativas e culturais junto à garotada.

Mesa — Compuseram a Mesa de abertura da cerimônia de celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o presidente da Fundação Planetário Renato Pellizzani, o secretário especial de Inclusão, João Mendes de Jesus, o secretário de Trabalho e Renda, Manoel Vieira e a vereadora Tânia Bastos.

Share
Artigos Relacionados
Baianos pode concorrer a 20 mil bolsas gratuitas para aprendizado em Excel com Inteligência Artificial
Educação

Baianos pode concorrer a 20 mil bolsas gratuitas para aprendizado em Excel com Inteligência Artificial

O público baiano pode concorrer a 20 mil bolsas gratuitas para capacitar...

Minha Biblioteca promove evento online gratuito sobre carreira em Biblioteconomia
Educação

Minha Biblioteca promove evento online gratuito sobre carreira em Biblioteconomia

A Minha Biblioteca, streaming de livros que há 13 anos aprimora a...

Webinar gratuito marca lançamento de livro em parceria entre ABM e editora Blucher
Educação

Webinar gratuito marca lançamento de livro em parceria entre ABM e editora Blucher

Evento ao vivo e gratuito contou com a participação de Daniel Rodrigues,...