Análises

IA na educação: uma abordagem necessária

Share
Assessoria de Imprensa_Instituto Atlântico
Assessoria de Imprensa_Instituto Atlântico
Share

Carlos Pompeu
Gerente Executivo de Operações de Serviços Educacionais do Instituto Atlântico

A emergência da inteligência artificial na educação é uma fronteira tecnológica repleta de promessas e desafios, sobretudo em países com desigualdades culturais e econômicas, que demandam uma abordagem ética que vá além dos modelos importados. Um recente estudo do Instituto Atlântico contextualiza a governança ética da IA educacional, com o objetivo de se repensar as políticas públicas e práticas institucionais. De acordo com a pesquisa, 86,5% dos frameworks de ética em IA são produzidos pelo eixo Europa-Estados Unidos, ante apenas 6% do Sul. Trata-se de um desequilíbrio, podendo resultar em reproduções tecnológicas que reforçam exclusões, em vez de promoverem justiça e inclusão.

A pesquisa revisou 23 estudos selecionados entre 267 documentos, envolvendo análises temáticas e de redes semânticas, sendo que a dimensão da inclusão foi a mais recorrente, presente em 69,6% das publicações, evidenciando que o foco em garantir acesso e participação equitativa é universal. Por outro lado, a sustentabilidade aparece subexplorada (47,8%), em uma lacuna frente às urgentes demandas ambientais e sociais globais. Outro dado relevante é que pesquisadores do Sul abordam, em média, mais dimensões éticas por estudo (3,5) do que o Norte Global (2,8), sinalizando uma visão mais holística e complexa dos pesquisadores locais.

O avanço rumo a uma IA responsável na educação brasileira depende de decisões políticas, investimentos em pesquisa e formação de governanças que, muito além de importar conceitos, desenvolvam e adaptem marcos éticos sintonizados com nossas dinâmicas. O risco de negligenciar essa contextualização é aumentar a dependência tecnológica externa e perpetuar um ciclo de exclusão e precarização educacional.

Dessa forma, a pesquisa do Instituto Atlântico não é apenas um avanço acadêmico – é um chamado para que o Brasil e os países do Sul Global assumam protagonismo na construção de um futuro ético e justo na aplicação da inteligência artificial na educação. Afinal, a inovação só é genuinamente transformadora quando dialoga com os valores locais e amplia o acesso e a qualidade da educação para todos, especialmente os mais vulneráveis.

Share
Artigos Relacionados
Divulgação
Análises

Felipe Fanzeres integra lista oficial de Top Success Cases da FundedX após performance excepcional no trading

Lisboa, Portugal — Felipe Fanzeres, produtor executivo e fundador da FZ Management,...

Divulgação
Análises

Além do domínio técnico: por que o arquiteto contemporâneo precisa ir além do software e como Mauricio Marcantonio exemplifica esse perfil

O domínio de softwares de design, modelagem BIM e ferramentas de gerenciamento...

Divulgação
Análises

Edgard Kozlowski Fernandes explica como o uso de código revoluciona o design de produtos digitais

No universo do design digital, a união entre criatividade e tecnologia tem...

Divulgação
Análises

Abrace uma Causa alcança R$92 milhões mobilizados consolida liderança em soluções de responsabilidade social corporativa

Plataforma tecnológica revoluciona destinação de IRPF e oferece portfólio completo de soluções...