Educação

Como preparar sua empresa para M&A em um mercado cada vez mais orientado por dados

Share
Como preparar sua empresa para M&A em um mercado cada vez mais orientado por dados
Share

A organização estratégica e o uso inteligente de informações são diferenciais na hora de atrair investidores e garantir um processo eficiente

*Por Gustavo Didier

Os processos de fusões e aquisições (M&A) evoluíram. Se antes as negociações eram pautadas principalmente em valuation e projeções financeiras, hoje, a capacidade de utilizar dados de forma estratégica é um dos principais fatores que determinam o sucesso de uma transação. Empresas bem preparadas para esse cenário não apenas aumentam sua atratividade para investidores, como também conduzem operações mais eficientes e lucrativas.
Estruture as bases do negócio
A preparação para um M&A começa muito antes do primeiro contato com potenciais compradores. Organizar processos internos, manter demonstrações financeiras detalhadas e garantir conformidade regulatória são etapas essenciais. Ter um histórico bem documentado de receita, margens e indicadores-chave de desempenho (KPIs) demonstra solidez e reduz incertezas durante a negociação.
Adote uma cultura data-driven
Empresas que incorporam a análise de dados na tomada de decisões ganham vantagem competitiva. A utilização de métricas preditivas, inteligência de mercado e automação facilita a identificação de oportunidades de crescimento, além de demonstrar maturidade operacional aos investidores. Quanto mais estruturadas forem as informações sobre clientes, receitas recorrentes e projeções de mercado, mais confiável será a avaliação do negócio.
Prepare-se para a due diligence
A due diligence, uma das fases mais críticas do M&A, exige transparência total. Para acelerar esse processo, a empresa deve garantir que documentos financeiros, contratos, propriedade intelectual e aspectos regulatórios estejam acessíveis e organizados. O uso de plataformas digitais e inteligência artificial pode otimizar essa etapa, reduzindo riscos e facilitando a tomada de decisão por parte dos investidores.
Alinhe estratégia e governança
Além dos números, investidores avaliam a capacidade da empresa de sustentar crescimento no longo prazo. Ter um plano estratégico claro, uma equipe de gestão estruturada e governança corporativa bem definida aumenta a credibilidade da empresa no mercado. Empresas que demonstram capacidade de adaptação e inovação têm mais chances de concluir transações vantajosas.
*Gustavo Didier, CEO e Fundador da Unio Company, gestora que atua nos grandes setores do mercado levando boas operações ao mercado de capitais

Share
Artigos Relacionados
santander
Educação

Dez mil bolsas gratuitas para Bootcamp Cibersegurança para formar especialistas contra fraudes digitais

O Santander, em parceria com a plataforma de educação DIO, abre as...

Foto Divulgação
Educação

Dione Assis é confirmada como uma das vozes da 36ª Bienal de São Paulo

    Advogada e fundadora do Black Sisters in Law integra o...

santander/divulgação
Educação

Santander lança o programa de Trainee 2026, com vagas para áreas de tecnologia, e oferece salário de até R$ 9,2 mil

O Santander abriu inscrições para o Programa de Trainee 2026. Com duração...

Divulgação
Educação

Educadores ainda enfrentam dificuldades para lidar com os avanços da Tecnologia

Curso rápido e online desenvolvido pela Faz Educação & Tecnologia, otimiza a...