Educação

Leitura nas universidades: alunos de medicina foram os que mais leram em 2025

Share
Divulgação
Divulgação
Share

Medicina foi o curso que concentrou mais leituras acadêmicas em 2025, segundo dados da Minha Biblioteca (MB), plataforma presente em mais de 80% das universidades públicas e privadas do país. Direito aparece em segundo lugar, seguido por psicologia, medicina veterinária e engenharias formando o top 5.

O resultado reflete o perfil de cursos que exigem alta carga de leitura obrigatória, atualização constante e aprofundamento teórico ao longo da formação universitária. De acordo com Aline Oliveira, bibliotecária da Minha Biblioteca, o ranking acompanha a própria dinâmica curricular dessas graduações. “As áreas que aparecem no topo são justamente aquelas em que a leitura é parte central da formação. São cursos com matrizes extensas, baseadas em bibliografias obrigatórias e em conteúdos densos, que exigem estudo contínuo e consulta frequente a livros de referência”, afirma.

Os três títulos mais acessados na área de medicina reforçam a busca por obras clássicas e essenciais à prática clínica: “Moore – Anatomia Orientada para a Clínica”, de Arthur F. Dalley II e Anne M. R. Agur (Guanabara Koogan);  “Medicina Interna de Harrison”, de Joseph Loscalzo, J. Larry Jameson, Dan Longo, Stephen Hauser, Dennis Kasper e Anthony Fauci (ArtMed), e “Tratado de Pediatria”, da Sociedade Brasileira de Pediatria (Manole).

Para Aline, o levantamento evidencia o papel das bibliotecas digitais no apoio ao ensino superior. “Ao concentrar acervos amplos e atualizados em um único ambiente, as plataformas facilitam o acesso dos estudantes aos livros exigidos pelas disciplinas, especialmente em cursos com alta demanda por leitura técnica e científica”.

Os dados também ajudam a dimensionar a rotina acadêmica enfrentada pelos estudantes dessas áreas. “A leitura é essencial do começo ao fim do curso mas, para algumas áreas, a demanda é mais intensa e esses cinco cursos apresentados são um retrato fiel da realidade nas universidades”, finaliza a especialista.

Sobre a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca (MB) é um ecossistema de aprendizagem que combina tecnologia, inovação, consultoria especializada, biblioteca digital e um acervo com mais de 15 mil ebooks relevantes para a formação. A MB é parceira estratégica das Instituições de Ensino Superior (IES), oferecendo recursos práticos para docentes, alunos, bibliotecários e gestores. Tudo isso de maneira simplificada.

Há 14 anos no mercado e formada por mais de 50 editoras, a MB ajuda as instituições a atingir nota máxima no conceito MEC e a garantir a conformidade regulatória. Mais informações, acesse o site: minhabiblioteca.com.br

Share
Artigos Relacionados
Divulgação
Educação

Projetos culturais e educativos podem ser acelerados por programa gratuito da AXIA e Instituto Phomenta

Iniciativa apoiará 40 organizações em processo formativo, que podem ser oriundas de...

Divulgação
Educação

Estudantes de Medicina Afya poderão ter dupla graduação com tecnólogo em Ciência de Dados

Iniciativa da Afya permite que alunos de Medicina se formem com dois...

Santander/Divulgação
Educação

50 mil bolsas gratuitas de capacitação em Cloud e IA Generativa do Santander

O Santander, em parceria com a Amazon Web Services (AWS), anuncia o...

Divulgação
Educação

Ribeirão Preto ganha novo espaço moderno de saúde com previsão de 3,5 mil atendimentos gratuitos em 2026

Nova estrutura une formação médica e serviços gratuitos à comunidade,  contribuindo para...